Artigos

Escrito por Super User Categoria: Casa de Apoio
Publicado em 23 Agosto 2015 Acessos: 5788
Imprimir

O projeto Fortalecendo Laços Familiares tem a linha de atuação de acordo com a Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, cujo objetivo é: Identificar e prevenir a ruptura de vínculos familiares através da promoção do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários contribuindo para a diminuição de crianças e adolescentes em programas de acolhimento institucional, trabalho infantil e com violação dos seus direitos, assegurando o desenvolvimento da autonomia familiar e comunitária.

O projeto da Unidade Acolhimento da Casa de Apoio tem como base as 60 crianças que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, crianças e famílias em vulnerabilidade social, objetivando a qualificação, ampliação, aperfeiçoamento e melhorias das ações, envolvendo a família como um todo, com atendimento direto a 150 pessoas.

As 60 crianças passam o contraturno escolar na instituição, uma parte de manhã e outra à tarde, sendo acompanhadas integralmente, na área de: educação, saúde, lazer, arte, cultura, atendimentos psicológicos e outros.

Pretendemos trabalhar nesse projeto com um olhar diferenciado e levando em consideração o desenvolvimento integral desta pequena e primeira sociedade em que a criança está colocada, para que possa haver garantia de direitos, proteção, desenvolvimento sadio, oportunidades de qualidade, crescimento, aquisição de conhecimentos diversificados, qualificação e encaminhamentos conforme a demanda. Por isso as famílias serão mapeadas para conhecermos a sua situação; será criado um banco de dados para dar direcionamento das ações.

Entre as aquisições e conquistas esperadas pelo projeto estão:

Que as crianças e os adolescentes durante e após participação no Serviço conheçam e acessem os direitos das crianças e adolescentes, socioassistenciais e humanos; desenvolvam-se integralmente; valorizem a diversidade de opiniões e a resolução negociada de conflitos; tenham garantidas e acessem práticas lúdicas, esportivas, cognitivas, de lazer e cultura; expressem-se por meio de brincadeiras e atividades lúdicas, simbolizando as experiências vividas; convivam num ambiente saudável, de respeito e valorização das diversidades étnicas, raciais, religiosas e sexuais; sintam-se acolhidos e integrados; expandam seus universos artísticos e culturais, assim como habilidades, talentos e aptidões; tenham maior conhecimento e capacidade de análise crítica da realidade; sejam protegidos socialmente por suas famílias e comunidades, bem como acessem serviços, programas e equipamentos públicos.

Os recursos cedidos com patrocínio da PETROBRAS para este projeto é de R$ 300.000,00 para dois anos. Este recurso fará diferença direta e indiretamente na família e na comunidade. Espera-se que após o projeto o público beneficiado possa ter sido sensibilizado com a necessidade da garantia dos direitos da criança e do adolescente, e do convívio sóciofamiliar e que aprenda a cuidar e valorizar a si mesmos, sua família, comunidade e aos outros.

Endereço Eldorado

Rua das Paineiras 1448, Eldorado
Contagem, Minas Gerais, Brasil
Cep: 32.310400
Fone: 31 3395-3524

Endereço Nova Contagem

Rua Vl 06, 1880, Nova Contagem
Contagem, Minas Gerais, Brasil
Cep: 32.304-000
Fone: 31 3392-9199

Endereço Ipê Amarelo

Rua dos Jequitibas, 65, Ipê Amarelo
Contagem, Minas Gerais, Brasil
Cep: 32.044-240
Fone: 31 3392-8211

Endereço Alho da Casa

Rua dos Coqueiros, 218, Ipê Amarelo
Contagem, Minas Gerais, Brasil
Cep: 32.051-078
Fone: 31 3356-9553