Escrito por Super User Categoria: Casa de Apoio
Publicado em 23 Agosto 2015 Acessos: 5148
Imprimir

A Unidade Ipê Amarelo da Casa de Apoio está localizada no bairro Ipê Amarelo, na região de Nova Contagem. A unidade foi inaugurada em 10 agosto de 2002 com o apoio de uma mutirão de voluntários, estrangeiros e brasileiros, que auxiliaram desde a construção do prédio até as inscrições e credenciamento das famílias a serem atendidas pelos programas e projetos sociais. 


A realidade das crianças e famílias inscritas era de extrema pobreza, alto índice de desemprego e grande vulnerabilidade social. Um aspecto agravante na região, especificamente nos bairros Vila Esperança e Ipê Amarelo é a exploração da mão de obra infantil, principalmente, com o descasque de alho que é, na maioria das vezes, a única fonte de renda para o sustento familiar. Essa atividade afeta diretamente o convívio social da criança e do adolescente, contribuindo para a evasão escolar, a aquisição de doenças alérgicas e respiratórias, riscos à integridade física e afetiva dos mesmos.

Passados 12 anos da inauguração, podemos colher os frutos da contribuição que a Casa de Apoio trouxe para a comunidade por meio das atividades desenvolvidas com a contribuição dos diversos parceiros e colaboradores.

Programa de Desenvolvimento de Área-PDA

O PDA-Casa de Apoio está localizado na região de Nova Contagem desde 2002 e começou os trabalhos atendendo mil crianças e suas famílias, por meio da parceria com a ONG Visão Mundial no programa de apadrinhamento. O programa propõe ações comunitárias nas áreas de Educação, Compromisso Cristão, Saúde e Desenvolvimento Econômico. As comunidades atendidas são as vilas Ipê Amarelo, Esperança e Recreio. Atualmente o atendimento é feito para 660 crianças e suas famílias. Todos os anos novas ações são propostas com o objetivo de promover melhores condições de vida para as crianças e adolescentes atendidos pelo programa. As famílias inscritas participam de cursos, palestras, oficinas e doações e seus filhos participam de atividades de lazer, esporte, educação, oficina de artes, jazz, balé e taekwondo, além de encontros especiais e eventos comemorativos como Natal, Dia das Crianças, e outros

Biblioteca Comunitária Luiz Carlos Vargas

Biblioteca Comunitária Luiz Carlos Vargas A Biblioteca Comunitária atende um público estimado em 80 a 100 pessoas semanalmente. Além do espaço para leitura, a biblioteca faz empréstimos de livros e promove atividades semanais na "Quarta Cultural" com oficinas temáticas, contação de estórias, jogos de mesa, mostras culturais, "Cineminha na Casa" e leitura bíblica. A biblioteca é um local de encontro, aprendizado, bate-papo e cultura.

Espaço Social Lacy Mesquitas Pinto

Espaço Social Lacy Mesquita Pinto Foi inaugurado em julho de 2013 para atender o público adulto e idoso da região. Nesse espaço são desenvolvidas oficinas de artesanato em geral, pintura em tela, culinária alternativa e o projeto "Celebrando a Vida" que é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Contagem. São atendidos 80 idosos, a maioria moradores dos bairros Ipê Amarelo e Vila Esperança.

 Galeria de Foto:

Você sabia?

A Casa de Apoio de Contagem é uma organização não governamental, sem fins lucrativos que desenvolve programas e projetos com o objetivo de erradicar a pobreza e promover a justiça Social.

Patrocinado

Endereço Eldorado

Rua das Paineiras 1448, Eldorado
Contagem, Minas Gerais, Brasil
Cep: 32.310400
Fone: 31 3395-3524

Endereço Nova Contagem

Rua Vl 06, 1880, Nova Contagem
Contagem, Minas Gerais, Brasil
Cep: 32.304-000
Fone: 31 3392-9199

Endereço Ipê Amarelo

Rua dos Jequitibas, 65, Ipê Amarelo
Contagem, Minas Gerais, Brasil
Cep: 32.044-240
Fone: 31 3392-8211

Endereço Alho da Casa

Rua dos Coqueiros, 218, Ipê Amarelo
Contagem, Minas Gerais, Brasil
Cep: 32.051-078
Fone: 31 3356-9553